sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A importância do sapato na performance do ciclista - O Caso Bont

A escolha do sapato, tanto no ciclismo de estrada como no BTT, é muito importante na performance do ciclista, isto deve-se ao facto de ser o nosso sapato que faz a ligação pé – bicicleta. O mau uso ou um sapato inadequado faz com que o ciclista não desenvolva na totalidade a sua performance, ou seja, a probabilidade de perda de transmissão de energia, e, consequentemente, a redução da eficácia tornam-se muito maiores.

Assim podemos considerar três factores quando adquirimos um sapato: o sapato, a relação pé-sapato e o sapato-pedal.

No nosso caso, a Bont é a nossa marca de sapatos de ciclismo de eleição e vamos explicar o porque desta escolha.

A Bont conta com trinta e seis anos de experiência no mundo do calçado desportivo, primeiro com patins e posteriormente com o sapato de ciclismo. A sua construção é artesanal e obedece a padrões rígidos de construção, nomeadamente, são construídos de dentro para fora, uma construção monocoque que, progressivamente, é laminada e unida pela resina utilizada, a resina epóxi o que torna o sapato extremamente rígido e leve. Estes são dois factores de extrema importância no sapato de ciclismo.



Apesar de ninguém ter um pé igual, a Bont possui uma base de dados com mais de mil pés digitalizados por forma a encontrar um modelo padrão. A palmilha Bont é feita de EVA termo moldável e o forro do sapato é, também, muito leve mas extremamente resistente, em particular no combate aos maus odores e na resistência ao suor. O interior do sapato Bont é feito a partir de uma “espuma de memória”, pois memoriza a forma do pé e mantém esta forma.

O monocoque Bont possui Fitas Anti Estiramento para garantir que esta não estica ou alarga com as pedaladas e ao longo da vida do sapato, fazendo com que os Bont sejam extremamente duráveis.

As fibras de carbono são essenciais na construção do sapato, pois são estas que suportam o “stress” ao qual o sapato está sujeito. Na Bont, as camadas de carbono são colocadas à mão e de forma cruzada no exterior e no interior de forma unidireccional. A parte de fora do sapato Bont é por fim colada e cosida ao sapato, as ventilações são perfuradas e as fivelas ou fitas são ligadas.

Portanto, podemos depreender que a escolha do sapato Bont é deveras a melhor escolha. 
  1. Este é um sapato extremamente rígido e leve devido ao uso do carbono como matéria-prima do sapato, o material usado no seu interior não quebra a sua rigidez pelo suor ou chuva.
  2. Todos os sapatos Bont são termo moldáveis e após irem ao forno memorizam a forma do pé tornando-se perfeitamente adaptáveis a quase todos os pés.


Após percebermos que os sapatos Bont possuem qualidades ou características que os tornam especiais, existem ainda outros factores alusivos às condições anatómicas de cada pé. 

Desta forma, todos os modelos Bont têm o Suporte do Arco Medial e Longitudinal, para que não haja uma pronação do pé, que, é um dos grandes contributos para o movimento incorrecto dos joelhos devido à rotação interna da tíbia e do fémur, que, pode resultar em lesões no joelho. 


Além do Arco, os sapatos Bont também possuem um Calcanhar Anatómico, que aumenta a estabilidade durante a fase de arranque e na fase de tracção durante a pedalada. Esta estabilização é conseguida sem qualquer operação mecânica ou através do aperto das fivelas permitindo o aumento do conforto e da circulação de sangue.



Para finalizar, o Suporte Lateral do Ante pé que garante uma posição neutra do Ante pé e, assim, suavizando questões comuns associadas com a pronação e supinação. Estas questões, por norma, resultam na movimentação incorrecta dos joelhos causando lesões ao nível das ancas e dores nas costas.


Ao garantir que todos estes elementos estão assegurados durante o movimento da pedalada, podemos concluir que os Bont são extremamente ergonómicos. Podemos considerá-los praticamente personalizados, não por serem feitos para si mas porque se adaptam à forma do seu pé, assegurando a progressiva melhora da performance através do conforto total durante a transmissão de energia até ao pedal da sua bicicleta.






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